Quem Somos Joalharia Design Boutique
Usamos alguns cookies para perceber o desempenho deste site. Por favor leia a nossa Política de Privacidade para perceber como estes cookies funcionam e qual o impacto na sua privacidade.

Quem é Maria João Bahia

Uma criadora de sonhos. Maria João Bahia é reconhecida pela elegância das suas criações, pela capacidade de combinar metais nobres, pedras preciosas e formas orgânicas, transformando-as em peças incríveis.

 

“As jóias são a minha paixão. Criar jóias é materializar histórias, é transformar memórias em belos objetos intemporais. Usar uma jóia faz-nos sentir fortes. Com uma jóia estamos sempre acompanhadas, faz-nos sentir mais bonitas, mais vivas! O meu atelier é o meu refúgio. É o local onde crio, onde imagino e desenvolvo os meus trabalhos. É a minha segunda casa, onde me sinto privilegiada em estar.”

O Processo Criativo

Desde as simples ideias, passando pelos primeiros rascunhos, até à conceção da peça. O processo criativo tem início com as histórias e conversas com clientes, amigos e familiares. Compreender as emoções e captar os momentos é um passo basilar para dar início aos primeiros rascunhos, onde as ideias começam a surgir. Uma ideia pode transformar-se numa peça, mas um material existente também pode transformar-se numa ideia.

É um processo refinado que requer uma mente criativa e mãos habilidosas para lidar com materiais tão seletos. As deslumbrantes peças coloridas são o resultado de um esforço exaustivo ao longo de todo o processo.

Inspiração

As suas fontes de inspiração são infinitas, inesgotáveis. A capacidade de compreender e de absorver a informação é o que torna o estilo de Maria João Bahia tão único, contemporâneo e multicultural. Tendo em mente um processo contínuo de inovação, todas as peças trazem algo novo e especial sem perder o aspeto intemporal subjacente a uma jóia exclusiva.

Ao dissecarmos a fonte de inspiração de cada peça, podemos identificar três eixos centrais: as histórias e as experiências dos clientes, a natureza e a introspeção de Maria João Bahia. É imperativo ouvir e interpretar o mundo que nos rodeia, para transformá-lo em ideias e para materializá-las. A inspiração, combinada com um processo criativo refinado, levam-nos a uma jóia ou peça de design repletas de alma.

História

A Maria João Bahia nasceu em 1962, tendo crescido no seio de uma família de artistas plásticos. Ingressou no curso superior de Direito, mas cedo percebeu que a sua vocação era a criação de jóias.

Do estágio na Oficina de Manuel Alcino e de Raul Ferreira até à criação do seu próprio negócio bastaram três anos, nascendo, então, uma pequena loja, 1985, na Rua da Madalena. Em 1987, a sua primeira linha de jóias esteve em exposição na Feira Internacional de Joias de NY, tendo sido leiloada uma peça da sua autoria no Manhattan Cachet NY.

Em 1998, mudou a sua loja para o Hotel D. Pedro Amoreira e, em 2000, publicou um livro introspetivo do seu trabalho, a convite da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de comprar o edifício nr 102 na Avenida da Liberdade, em 2005, finalmente muda-se para aquele que é hoje um local onde pode contemplar incríveis e luxuosas criações.

Os Melhores Materiais

A autora Maria João Bahia utiliza nas suas criações um leque alargado de materiais, desde peças preciosas até materiais nobres. O ouro de 19.2 quilates é o material que está na base da criação das suas peças, no entanto também poderá encontrar peças em prata esterlina.

De uma forma geral, as formas orgânicas e dinâmicas provêm da pedra ou das pedras utilizadas em cada peça. Diamantes, Safiras, Rubis, Esmeraldas, Topázios, Ametistas, Corais, Peridotos, Lápis Lazúli, Turquesas são alguns dos materiais utilizados na conceção das jóias da Maria João Bahia, acabando por representar o que melhor ilustra a interpretação da autora.

 

É através da cor, do brilho, da forma, do corte, do peso e da energia que estas pedras transmitem, que Maria João Bahia se inspira e dá asas à sua imaginação para criar as suas peças. Todas as pedras são criteriosamente selecionadas pela autora, exigindo de si a máxima dedicação, pois estas são, sem dúvida, a sua imagem de marca.

A nossa boutique em Lisboa

Conheça as magníficas jóias e peças de design que temos para si.

Faça uma marcação

Como é usada esta informação?
Ler a nossa política de privacidade
Faça uma marcaçãoVenha conhecer-nos
Obrigado
A sua mensagem foi recebida, brevemente entraremos em contacto consigo.
Ups
Não foi possível receber a sua mensagem por favor tente mais tarde